Sentimento económico atinge valor mais alto em Portugal desde 2008 - Bruxelas

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 30 jan (Lusa) -- O indicador de sentimento económico (ISE) para Portugal melhorou em janeiro para os 99,6 pontos, o valor mais elevado desde 2008, mas abaixo das médias europeia e da zona euro, revelou hoje a Comissão Europeia.

Segundo os dados hoje revelados, o ISE melhorou 0,5 pontos na zona euro em janeiro, para os 100,9, e 0,9 pontos na União Europeia (UE), para os 104,7, mantendo a tendência de crescimento do indicador desde maio de 2013.

Entre os países sob programa da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), também Chipre viu o seu indicador subir e atingir um novo máximo desde julho de 2011 (91,3).

A nível da zona euro, duas das cinco principais economias viram o indicador aumentar: em França cresceu 1,1 atingindo um novo máximo desde abril de 2012 e na Alemanha cresceu 0,7, atingindo a melhor prestação desde agosto de 2011.

Em Espanha e Itália o indicador estabilizou e na Holanda desceu 1,0 pontos.

O indicador de sentimento económico calculado pela Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeus.

IG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.