Meco pode ter sido episódio mais trágico em história de casos pontuais

Meco pode ter sido episódio mais trágico em história de casos pontuais
| País
Porto Canal

As mortes dos seis estudantes da Universidade Lusófona no Meco pode ter sido o episódio mais trágico na história das praxes académicas, caso se confirme que foi, de facto, um ritual destes o que aconteceu no passado dia 15 de dezembro.

Num universo de milhares de alunos que todos os anos entram pela primeira vez para a universidade, contam-se pelos dedos das mãos o número de casos de praxes académicas que provocaram feridos, mortos ou situações extremamente graves que tenham motivado queixas e recurso a tribunais.

Em 1999, as praxes na Escola Superior Agrária de Beja foram suspensas, depois de uma caloira se ter queixado de ter sido agredida por uma veterana, apresentando queixa na PSP. A aluna do 1º ano terá ainda sido obrigada a uma conduta humilhante, rastejando pela lama, apesar de ter problemas de saúde.

Em 2001, um aluno da Universidade Lusíada de Famalicão morreu na sequência de uma praxe, tendo o tribunal considerado provado, apenas em 2009, que a causa da morte foi uma pancada na nuca com uma revista e condenado a universidade a pagar à família da vítima uma indemnização superior a 90 mil euros.

Em 2002, uma estudante da Escola Superior de Saúde do Instituto Piaget, em Macedo de Cavaleiros, escreveu uma carta ao ministro da Ciência e do Ensino Superior a relatar situações de alegados abusos na praxe académica no início do ano letivo, indicando que foi obrigada a simular orgasmos, a despir-se e a vestir a roupa do avesso, a imitar um asno e até a proferir insultos contra os próprios pais.

O caso motivou ainda críticas dos movimentos anti-praxe, intervenções condenatórias da praxe por parte dos partidos mais à esquerda e um pedido do CDS-PP para que fosse feito um estudo exaustivo sobre praxes. Houve ainda lugar a uma conferência de imprensa, em defesa própria, do Instituto Piaget, que repreendeu a aluna queixosa por escrito, várias queixas da vítima, ao Presidente da República inclusivamente, e um processo judicial que acabou por ser arquivado pelo tribunal.

Também em 2002, uma aluna da Escola Superior Agrária de Santarém queixou-se de ser vítima de praxes várias horas por dia, tendo sido impedida de falar com a mãe e esfregada com esterco de porco, além de constantes insultos verbais. A estudante fez queixa à polícia e enviou uma carta ao ministro da Ciência e do Ensino Superior apelando a que tomasse uma posição.

A escola superior abriu um inquérito, ao qual a aluna se recusou a responder por contestar a sua legalidade e pediu para ser transferida. A instituição abriu processos disciplinares aos sete alunos envolvidos na praxe, aplicando-lhes 15 dias de suspensão.

O Ministério Público acabou por decidir levar o caso a tribunal e os sete envolvidos foram condenados ao pagamento de multas.

Em 2007, um aluno da Escola Superior Agrária de Coimbra ficou paraplégico na sequência de uma praxe, tendo acontecido o mesmo a um estudante de agrária de Elvas, o que levou o Bloco de Esquerda a propor a criação de uma linha de apoio às vítimas de praxes académicas.

O discurso preventivo e moralizador sobre as praxes multiplicou-se entre responsáveis políticos e do ensino superior na primeira década dos anos 2000, com reitores a apelarem na abertura de anos letivos a práticas dignas e respeitadoras dos direitos dos alunos.

Em 2012 foi apresentada uma 'Carta de Princípios' - documento estruturante do Conselho Nacional de Tradições Académicas (CNTA) -- subscrita pelas academias de Coimbra, Aveiro, Beira Interior, Trás-os-Montes e Alto Douro, Minho, Évora, Leiria e Porto e que tem por base os códigos da praxe das oito universidades fundadoras do CNTA, a Constituição da República Portuguesa e a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Em 2013, seis jovens morreram na praia do Meco, Sesimbra, a 15 de dezembro. Faziam parte de um grupo de sete estudantes da Universidade Lusófona que tinham alugado uma casa na zona, para passar o fim de semana. Segundo as autoridades, uma onda arrastou-os na madrugada de 15 de dezembro, mas um dos universitários conseguiu sobreviver.

Os corpos dos restantes foram encontrados nos dias que se seguiram.

A investigação dos acontecimentos está entregue às autoridades judiciais e Lusófona abriu um inquérito interno para apurar o que se passou.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.