Praxes: Ninguém quer ser a ovelha negra – sociólogo

| Norte
Porto Canal

 

Os estudantes de 1.º ano deparam-se com uma "situação de inevitabilidade" quando são praxados, defendeu também o sociólogo e professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Numa sociedade com uma presença "cada vez mais forte do individualismo", os alunos "deixam-se alienar e entregar a situações de uma excitação descontrolada e de comportamentos irracionais", frisou.

Para o sociólogo, muitos dos estudantes "não têm sequer preparação" para rejeitar participar "em cenas, por vezes, doentias e escabrosas".

Elísio Estanque considerou que, depois, o estudante é capaz de "curtir e de se divertir" na praxe.

Elísio Estanque e o historiador Rui Bebiano realizaram um questionário, em 2006, a uma amostra significativa da comunidade estudantil de Coimbra, presente no livro "Do activismo à indiferença: Movimentos estudantis em Coimbra", em que, apesar de apenas 3,4% quererem a praxe extinta, 51,5% dos alunos achavam que a praxe devia ser revista e 67,3% concordavam que a praxe deveria reprovar qualquer violência psicológica ou física.

Contudo, os mesmos que acham que a praxe devia ser revista "são aqueles que participam", salientou o sociólogo, havendo uma "psicologia de massas" que influencia uma cultura "de esvaziamento crítico, embrutecimento, docilização e apatia política".

"Não é saudável nem democrático", referiu, comentando que em vez de uma "lógica cívica", na praxe, é evidenciada uma "lógica oportunista que leva ao caciquismo, a atividades ligadas às jotas [juventudes partidárias], ao seguidismo e ao carreirismo".

Esta lógica, de acordo com o professor da Faculdade de Economia, reforça o crescimento de uma "política populista e tecnocrata".

"Alimenta-se o respeito pela ordem e pela hierarquia e não pela irreverência e pelo questionamento, o que é preocupante", alertou.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.