Agitação marítima obriga a fechar 3 barras e coloca 7 distritos sob aviso laranja

Agitação marítima obriga a fechar 3 barras e coloca 7 distritos sob aviso laranja
| País
Porto Canal

As barras marítimas de Esposende, Douro e São Martinho do Porto encontram-se hoje fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com a informação disponível no site da Marinha Portuguesa.

As três barras encontram-se fechadas a toda a navegação, enquanto a barra de Vila do Conde está fechada a embarcações de 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros.

Já a barra de marítima de Aveiro está condicionada a embarcações inferiores a 12 metros, enquanto a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a 11 metros.

O estado do mar levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, sete distritos do continente, prevendo-se ondas de noroeste que podem atingir os sete metros.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja - o que significa que existem risco moderado a elevado - entre as 12:00 de sábado e as 14:00 de domingo.

Os distritos de Setúbal, Beja e Faro encontram-se sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à altura significativa das ondas de oeste/noroeste, que podem chegar a atingir os cinco metros, entre as 15:00 de sábado e as 14:00 de domingo.

A previsão de forte ondulação levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir quarta-feira um pré-aviso para um "novo episódio de agitação marítima forte" no próximo fim de semana, recomendando "atenção para esta situação".

Também a costa norte da Madeira e de Porto Santo estão sob aviso amarelo por causa da altura significativa das ondas, prevendo-se ondas de noroeste entre quatro a cinco metros, entre as 21:00 de sábado e as 14:00 de domingo.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca, em especial nas regiões Norte e Centro, tornando-se moderada a partir do fim da tarde no litoral a norte do cabo Mondego.

Há ainda possibilidade de neve acima de 1200/1400 metros de altitude até ao início da manhã e a partir do fim da tarde. O vento vai soprar fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, onde haverá rajadas até 80 km/h a partir do fim da tarde.

Deverá ainda verificar-se uma pequena subida da temperatura, com o Porto a rondar os 9 graus de mínima e os 13 de máxima, enquanto Lisboa poderá chegar aos 15 graus, com uma mínima nos 11, e Faro com a temperatura máxima prevista mais alta de 18 graus, registando 10 de mínima.

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.