Sete barras marítimas fechadas devido ao mau tempo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jan (Lusa) -- Sete barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outra está condicionada devido à forte agitação marítima, de acordo com informação disponível na página de Internet da Marinha Portuguesa.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima.

A barra marítima de Aveiro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metro.

O estado do mar levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, 12 distritos sob aviso laranja e três a amarelo por causa da previsão de agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste que podem atingir os sete metros.

Estes dez distritos vão estar sob aviso laranja entre a 00:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira.

Também sob aviso laranja estão os distritos Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos 600 a 800 metros entre as 03:00 e as 15:00 de hoje.

Ainda por causa da neve, o IPMA colocou os distritos Porto, Viseu, Bragança, Coimbra sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 15:00 de hoje.

O IPMA colocou ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo entre as 00:00 de hoje e as 18:00 de hoje devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora.

Também a Madeira está sob aviso laranja por causa da agitação marítima, com ondas de noroeste de cinco a 5,5 metros entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira, passando depois a amarelo.

Esta situação levou já a Capitania do Porto do Funchal a emitir hoje um aviso de mau tempo para o arquipélago da Madeira, recomendando aos proprietários ou armadores das embarcações para que "tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo".

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu na terça-feira um alerta amarelo para os distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu entre as 13:00 de hoje e as 20:00 de quarta-feira devido à agitação marítima com ondas até sete metros, chuva, vento forte e queda de neve.

Por isso, a Proteção Civil recomenda à população a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas e a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima.

Aconselha ainda a população a adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo em especial cuidado a possível formação de lençóis de água e a acumulação de neve, à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já é conhecida a combinação vencedora do EuroDreams desta segunda-feira.

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.