Presidente da Câmara de Penamacor reivindica manutenção do tribunal

| País
Porto Canal / Agências

Penamacor, 30 jan (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Penamacor disse hoje à agência Lusa que pediu uma reunião ao secretário de Estado da Justiça para reivindicar a manutenção do tribunal naquela vila, "exatamente com as mesmas competências que tem tido".

António Luís Beites está contra a proposta do novo mapa judiciário, que classifica como "uma despromoção" por prever que o Tribunal de Penamacor passe a ser uma secção de proximidade.

"A nossa reivindicação é no sentido de mantermos o tribunal exatamente com as mesmas competências que tem tido até aqui, ou seja, que se mantenha um tribunal de competência genérica, que realize julgamentos e que dê a resposta necessária a todos quantos a ele precisam de recorrer", afirmou.

De acordo com a proposta do novo mapa judiciário, o tribunal de competência genérica passaria a ser o do Fundão, situação que o autarca não aceita.

Entre as razões que António Luís Beites pretende apresentar ao secretário de Estado está a de que "a decisão tornará o acesso à Justiça ainda mais difícil para a população, uma vez que entre o Fundão e Penamacor não existem quaisquer transportes públicos", sublinhou.

O autarca recordou que Penamacor é um dos concelhos mais envelhecidos do país e referiu que "qualquer encerramento ou despromoção de um serviço é penalizador e lamentável, principalmente se tiver como base uma decisão política que não tem em conta a vertente demográfica e populacional".

O argumento da poupança também não é aceite por António Luís Beites, que o considerou "uma falsa questão, desde logo porque as instalações nas quais o tribunal funciona são propriedade do município".

"Se necessário for, também pagaremos a luz e a água", afirmou.

No que concerne aos restantes custos, o presidente da Câmara de Penamacor apontou que "são residuais".

"O juiz só já se desloca uma vez a Penamacor e os funcionários continuarão a ser necessários para encaminhar os processos. Portanto, também não será por aí que a poupança se verificará", fundamentou.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.