IPMA alerta para novo episódio de agitação marítima forte no fim de semana

IPMA alerta para novo episódio de agitação marítima forte no fim de semana
| País
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) publicou hoje um pré-aviso para um "novo episódio de agitação marítima forte" no próximo fim de semana, recomendando "atenção para esta situação".

A meteorologista do IPMA Paula Leitão explicou à agência Lusa tratar-se de "um pré-aviso, uma vez que ainda falta algum tempo para fazer um aviso mais concreto".

"Neste momento, nós sabemos que a agitação marítima durante o fim de semana vai aumentar e vai ser uma situação de aviso meteorológico", declarou.

Paula Leitão recomendou, por isso, que "haja alguma atenção a esta situação de fim de semana".

"Isto deve-se a uma depressão que se está a deslocar para nordeste do Atlântico, que vai cavar intensamente e às 12:00 de sexta-feira vai estar a oeste das ilhas britânicas muito cavada, a gerar ondas com mais de nove metros de altura e vento muito forte", explicou.

De acordo com a meteorologista, à medida que as ondas se propagam no mar "perdem um pouco de energia, mas mesmo assim vão atingir a costa de Portugal continental a partir da manhã de sábado, com uma situação que vai dar um aviso meteorológico".

"As ondas são de noroeste e os nossos modelos já nos dão números que são superiores a quatro metros. Esta situação vai ter que ser acompanhada com mais cuidado", concluiu.

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.