Filomena Costa abdica da maratona dos Europeus de atletismo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 jul (Lusa) - A uma semana dos Europeus e um dia antes da divulgação da seleção que rumará a Berlim, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) dá conta da ausência de Filomena Costa, a única maratonista portuguesa prevista para competir.

Segundo a página da FPA, "após uma avaliação conjunta onde participaram a atleta Filomena Costa, a sua treinadora Maria do Sameiro Araújo e a equipa multidisciplinar da FPA, decidiu-se pela não participação da atleta na maratona dos Campeonatos da Europa de Atletismo, competição que decorre entre 06 e 12 de agosto, em Berlim".

Adiante, a nota refere que "alguns problemas no período de preparação levaram à decisão conjunta desta não participação".

A atleta do Jardim da Serra, já selecionada, era a quarta portuguesa nas que tinham mínimos para Berlim, mas Jessica Augusto esteve lesionada grande parte da época e Catarina Ribeiro e Salomé Rocha preferiram apostar nas distâncias mais curtas, com ambas a terem mínimos nos 10.000 metros (tal como Sara Moreira e Inês Monteiro).

Sendo que nenhum atleta masculino tinha corrido a distância e obtido os mínimos, com esta ausência da atleta minhota, será a primeira vez que Portugal não terá qualquer concorrente na distância nos Campeonatos Europeus desde que a prova feminina foi integrada no programa e em que já conquistou cinco medalhas de ouro, três por Rosa Mota (Atenas'1982, Estugarda'1986 e Split'1990) e duas por Manuela Machado (Helsínquia'1994 e Budapeste'1998) e uma de bronze por Jéssica Augusto (Zurique'1914).

AMYF // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.