Presidente da associação 25 de Abril quer Salgueiro Maia no panteão

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jan (Lusa) - O presidente da Associação 25 de Abril defendeu hoje a trasladação do corpo de Salgueiro Maia para o panteão nacional, recordando que a associação já tentou lançar essa iniciativa, mas foi travada por inúmeras "dificuldades" e "burocracias".

"Vejo bem a ideia. Nós já tivemos essa ideia, lançámos a ideia, mas as dificuldades foram tão grandes, as burocracias eram tantas, que nós decidimos não formalizar uma proposta concreta", afirmou Vasco Lourenço aos jornalistas, à margem de um almoço na associação 25 de Abril, em Lisboa.

O histórico socialista Manuel Alegre apelou na terça-feira, em Coimbra, a todos os deputados para que aprovem a trasladação do corpo do capitão de Abril Salgueiro Maia para o Panteão Nacional, no âmbito do 40.º aniversário do 25 de Abril.

"Achámos também que não devem ser os militares de Abril a avançar com este tipo de propostas, deve ser a Nação portuguesa que, se considerar que o 25 de Abril deve estar no panteão, deve promover isso", acrescentou Vasco Lourenço.

O presidente da Associação 25 de Abril considerou que deve ser "o poder" a promover a iniciativa, já que apenas existe, enquanto poder democrático, devido ao 25 de Abril, mas disse não esperar esse gesto do atual Governo.

"É evidente que no atual poder não espero isso, o atual poder não tem nada a ver com o 25 de Abril, antes pelo contrário, tem feito tudo para procurar destruir o 25 de Abril, portanto, não estarão muito agradados em ser eles a tomar uma iniciativa dessa natureza", argumentou.

Para Vasco Lourenço, assumir o 25 de Abril é também assumir que um seu representante deve estar no panteão nacional.

Manuel Alegre defendeu na terça-feira que a trasladação seria a "homenagem nunca prestada" ao "herói e símbolo do 25 de Abril Salgueiro Maia".

ACL // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.