PJ admite crime de rapto no caso criança desaparecida durante três dias na Madeira

PJ admite crime de rapto no caso criança desaparecida durante três dias na Madeira
| País
Porto Canal

O coordenador da Policia Judiciária na Madeira disse à Lusa que as últimas diligências efetuadas podem levar a pensar que se esteve perante um crime de rapto no caso do menino que esteve desaparecido durante três dias na Calheta.

"As últimas diligências, os últimos acontecimentos podem levar a pensar que estamos perante um crime de rapto", afirmou o responsável policial na região.

Eduardo Nunes acrescentou que "continuam em aberto todas as possibilidades. A PJ vai continuar a investigar enquanto não estiver resolvido este caso".

O coordenador referiu que a PJ "já falou com o levadeiro, o homem que encontrou a criança, e outras pessoas tidas por convenientes".

Eduardo Nunes disse ainda que a Polícia Judiciária "está a proceder a outras diligências e esteve no local onde a criança apareceu".

O menino de 18 meses dado como desaparecido desde a tarde de domingo quando se encontrava num encontro familiar na casa do tio, localizada no sítio dos Reis Acima, na zona alta do concelho da Calheta, foi encontrado esta manhã por um levadeiro (profissional responsável pela distribuição de água de rega na Madeira) entre as 07:00 e as 08:00.

A criança foi encontrada com vida, apresentando sinais de frio, mas "clinicamente bem", disse o pediatra que a observou no Hospital do Funchal, considerando "intrigante" que o bebé tenha conseguido sobreviver sozinho ao relento durante três dias e noites nas zonas altas da Calheta.

Desde a tarde de domingo, depois de ter sido dado o alerta do desaparecimento, foi desencadeada uma operação de busca para encontrar a criança, que envolveu elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Judiciária (PJ), bombeiros da localidade e uma equipa cinotécnica da Guarda Nacional Republicana (GNR), contando com a colaboração de elementos da Guarda Florestal e populares

Segunda-feira, ao final da manhã, o coordenador da PJ no Funchal, Eduardo Nunes, deu por "terminadas" as buscas sem que a criança tivesse sido encontrada.

Os pais e todas as pessoas que estavam na casa onde desapareceu a criança foram ouvidos nas instalações da PJ no Funchal.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).