Colômbia anuncia entrada na NATO como "sócio global"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bogotá, 26 mai (Lusa) -- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou hoje que o país irá integrar a NATO como "sócio global", tornando-se no primeiro país da América Latina a fazer parte daquela organização.

"Formalizaremos em Bruxelas na próxima semana, e isto é muito importante, o ingresso da Colômbia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) na categoria de sócio global", afirmou o chefe de estado, citado pela agência EFE.

Também hoje, os países da OCDE aprovaram a entrada da Colômbia, que se torna no 37.º membro da organização e termina assim um processo de adesão que começou há mais de sete anos.

"Ser membro da OCDE permitir-nos-á fazer as coisas melhor. Permite-nos melhorar as nossas políticas públicas ", assinalou, destacando que entrar na organização gera "confiança" aos investidores internacionais, o que cria emprego no país.

Para Juan Manuel Santos, "ser parte da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e da NATO melhora a imagen da Colômbia" e permite ao país "ter muito mais jogo no cenário internacional"

A entrada da Colômbia na NATO será formalizada em Bruxelas a 31 de maio.

LIL // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.