Centeno escusa-se a comentar Varoufakis e realça "situação muito positiva" da Grécia

Centeno escusa-se a comentar Varoufakis e realça "situação muito positiva" da Grécia
| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, escusou-se hoje, em Sófia, a comentar as críticas que lhe foram dirigidas pelo antigo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, sublinhando antes a "situação muito positiva" da Grécia.

À entrada para uma reunião informal do fórum de ministros das Finanças da zona euro, e ao ser questionado sobre as críticas de Varoufakis, que em diversas entrevistas concedidas em Lisboa criticou a política de austeridade que continua a ser imposta à Grécia e acusou o novo presidente do Eurogrupo de "roçar a imoralidade", Centeno escusou-se a fazer comentários.

"Nós estamos centrados na reunião do Eurogrupo hoje, é isso que me traz aqui", limitou-se a dizer.

Na reunião informal de hoje do Eurogrupo, apontou, haverá lugar a "uma discussão sobre a conclusão do programa (grego) mas também sobre a fase pós-programa", num contexto muito favorável já que "a situação grega é uma situação muito positiva" e as autoridades de Atenas estão comprometidas com a conclusão do programa, prevista para o verão.

"Do ponto de vista fiscal, a Grécia tem um desempenho em 2017 muito forte, (com) um saldo primário de 4,2%, duas vezes e meio acima daquilo que o programa previa. Nós vamos hoje debater também a situação pós-programa. O ministro grego (Euclides Tsakalotos) terá oportunidade para apresentar o modelo de crescimento em que tem estado a trabalhar para o pós-programa. É muito importante, eu tenho referido isso, que as autoridades gregas tenham a situação das reformas nas suas mãos. A Grécia está numa situação muito positiva hoje e deve manter-se no futuro", disse.

Poucos dias após ter completado 100 dias à frente do Eurogrupo, Centeno, que iniciou funções em 13 de janeiro, preside hoje de manhã em Sófia à sua primeira reunião informal do fórum de ministros da zona euro -- em cada semestre há um encontro neste formato, no país que exerce a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, atualmente a Bulgária -, que tem como principais pontos em agenda a Grécia e a situação da banca na Europa.

Na véspera, Varoufakis, de visita a Lisboa por ocasião das comemorações do 25 de abril, teceu duras críticas a Centeno, considerando que o ministro das Finanças português é "um instrumento do Eurogrupo" e das políticas de Berlim, sustentou que o facto de defender mais medidas de austeridade à Grécia, que foi o que evitou em Portugal, "roça a imoralidade", e insistiu que a situação no seu país piora diariamente, pelo que é "um insulto" falar em recuperação económica na Grécia.

Após o (curto) encontro do Eurogrupo -- de cerca de três horas de duração -- tem início a reunião informal de ministros das Finanças do conjunto da União Europeia (Ecofin), que decorrerá até ao início da tarde de sábado, já sob presidência búlgara, e que abordará temas como a política de convergência dentro e fora da área do euro, a União de Mercados de Capitais, o combate à fraude fiscal e a imposição de impostos à economia digital.

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".