Jardim não sabe se vai ao Congresso Nacional do PSD

| Política
Porto Canal / Agências

Funchal, 18 jan (Lusa) - O presidente do PSD da Madeira, Alberto João Jardim, disse hoje não saber se vai ou não ao Congresso nacional do partido que se realiza entre 21 e 23 de fevereiro por este já não se identificar com ele.

"Este não é o PSD onde eu nasci para a política, nem é o PSD que coincide com os meus princípios e valores, é um PSD diferente de maneira que não há o entusiasmo que noutros tempos havia com os congressos", declarou no final da reunião da Comissão Política Regional do PSD-Madeira.

Alberto João Jardim revelou que os deputados sociais-democratas na Assembleia Legislativa da Madeira vão suscitar a inconstitucionalidade de algumas matérias do Orçamento de Estado designadamente o facto da sobretaxa do IRC ficar em Lisboa quando "a Constituição diz que todas as receitas fiscais cobradas na Região Autónoma são dos cofres da Região".

A outra inconstitucionalidade tem a ver com as despesas com a Educação e Saúde que a Região tem vindo a suportar, mas "a Constituição prevê que as despesas da Educação e da Saúde nas regiões autónomas competem ao Estado central".

O dirigente do PSD na Madeira referiu ainda que "não haverá revisão do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma da Madeira sem haver uma revisão da Constituição da República" e sublinhou que o Congresso Regional decorrerá a 10 de janeiro de 2015 antecedido das eleições internas que se realizarão a 19 de dezembro deste ano.

No que diz respeito ao calendário do partido, revelou que a festa do Chão da Lagoa será a 27 de julho, o comício no Porto Santo a 23 de agosto e a festa de Natal a 06 de dezembro.

Os conselhos regionais decorrerão a 22 de março, 14 de junho, 13 de setembro e 29 de novembro.

EC // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.