Realiza-se este domingo homenagem às vítimas em Trèbes

Realiza-se este domingo homenagem às vítimas em Trèbes
| Mundo
Porto Canal com Lusa

Uma missa em memória das vítimas do ataque 'jihadista' de sexta-feira no sul de França realiza-se este domingo em Trèbes, antes de uma homenagem nacional ao oficial de polícia morto depois de se entregar ao atacante para salvar um refém.

A missa está marcada para as 10h30 (09h30 de Lisboa), na pequena cidade de Trèbes, perto da cidade fortificada de Carcassonne, onde o 'jihadista' perpetrou na sexta-feira um dos seus ataques, num supermercado.

A cerimónia será presidida pelo bispo de Carcassonne e Narbonne na igreja Saint-Étienne de Trèbes, em homenagem aos quatro mortos e aos três feridos no atentado reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

A homenagem nacional a Arnaud Beltrame, "caído como um herói", segundo o Presidente francês, Emmanuel Macron, e cuja morte emocionou fortemente o país, foi anunciada no sábado, no final de um conselho da Defesa no palácio presidencial do Eliseu, mas a data não foi ainda divulgada.

Radouane Lakdim, um cidadão francês de origem marroquina de 25 anos, apresentou-se na sexta-feira como "um soldado" do EI.

Embora estivesse sinalizado pelos serviços secretos, "pensávamos que não tinha sido radicalizado", disse o ministro do Interior francês, Gérard Collomb.

Na residência do 'jihadista', em Carcassonne, os investigadores encontraram "notas fazendo alusão ao Estado Islâmico" e assemelhando-se a um testamento, segundo fontes concordantes.

Paralelamente, duas pessoas foram detidas: um jovem de 17 anos, apresentado como amigo de Radouane Lakdim, e a sua companheira.

O atacante, que tinha em sua posse uma arma de fogo, uma faca de mato e três engenhos explosivos artesanais, segundo uma fonte judicial, foi abatido a tiro pelas forças da ordem depois de ter feito reféns num supermercado em Trèbes.

Antes disso, tinha roubado uma viatura, matando o passageiro e ferindo gravemente o condutor, o cidadão português Renato Silva, e disparado sobre polícias, ferindo um deles.

Durante a tomada de reféns, que já tinha feito dois mortos, um tenente-coronel da guarda nacional francesa, de 44 anos, propôs-se tomar o lugar de uma mulher que o 'jihadista' tinha tomado como alvo.

Gravemente ferido a tiro e esfaqueado pelo atacante, Arnaud Beltrame sucumbiu no sábado aos ferimentos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.