Assaltante confessa que roubou banco em Oliveira de Azeméis num acto de desespero

| Norte
Porto Canal / Agências

Oliveira de Azeméis, 13 jan (Lusa) - O homem que assaltou em 2013 a agência do banco Banif no centro de Oliveira de Azeméis, sob ameaça de arma, confessou hoje em tribunal que cometeu o crime num "ato de desespero".

"Estava desempregado, tinha de pagar a prestação do carro ao banco e soube naquela altura que a minha namorada estaria grávida", disse o arguido, que falava na primeira sessão do julgamento, no Tribunal de Oliveira de Azeméis.

O suspeito, atualmente com 21 anos, está acusado de um crime de roubo qualificado, punível com uma pena de prisão de três a 15 anos.

Perante o coletivo de juízes, o assaltante admitiu praticamente todos os factos que constam na acusação do Ministério Público (MP), negando apenas ter apontado a faca à funcionária do Banco ou exigido que aquela abrisse o cofre.

Nas alegações finais, o procurador do MP pediu uma pena de prisão de dois anos, suspensa na sua execução, considerando ser "mais adequada" uma incriminação por roubo simples.

"Cremos que não voltará a repetir uma patetice destas", afirmou o magistrado, sublinhando que o arguido não possui antecedentes criminais.

A defesa, por seu lado, pediu uma condenação por um crime de extorsão, punível com pena até cinco anos de cadeia.

O assalto ocorreu no dia 06 de maio de 2013, cerca das 14:00, quando o homem entrou na agência bancária munido com uma navalha e exigiu que a funcionária colocasse todo o dinheiro disponível dentro de um saco de plástico.

O assaltante conseguiu fugir do local com cerca de 300 euros em dinheiro, mas foi detido horas depois pela Polícia Judiciária, ficando sujeito a apresentações periódicas depois de ter sido presente a interrogatório judicial.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.