Presidente da Assembleia Geral da ONU congratula Timor-Leste por tratado com Austrália

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 06 mar (Lusa) - O presidente da 72ª Assembleia-Geral da ONU, Miroslav Lajcak congratulou hoje Timor-Leste pela assinatura do tratado histórico sobre fronteiras marítimas permanentes com a Austrália, disse o seu porta-voz.

A assinatura do documento foi um dos assuntos tratados durante um encontro que Lajcak manteve com o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, Aurélio Guterres, que faz parte da delegação timorense que está Nova Iorque para a assinatura do tratado.

"Discutiram questões relacionadas com a região e com a paz e desenvolvimento sustentável e o presidente congratulou Timor-Leste pela assinatura de um tratado histórico com a Austrália", disse aos jornalistas Branden Varma, porta-voz de Lajcak.

"Congratulou Timor-Leste como um bom exemplo de consolidação de paz e desenvolvimento e saudou a participação de Xanana Gusmão num encontro de alto nível em abril sobre paz e desenvolvimento sustentável", explicou.

Responsáveis de Timor-Leste e a Austrália assinam hoje o "Tratado entre a Austrália e a República Democrática de Timor-Leste que estabelece os seus limites marítimos no mar de Timor", conseguido depois de negociações conduzidas sob os auspícios de uma Comissão de Conciliação da ONU.

ASP // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.