Taxa de inflação média anual desacelera fortemente em 2013 para 0,3% - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 13 jan (Lusa) - A taxa de inflação média anual foi de 0,3% em 2013, desacelerando face aos 2,8% de 2012, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, excluindo a energia e os bens alimentares não transformados (inflação subjacente), a inflação passou de uma taxa de variação média anual de 1,5% em 2012 para 0,2% em 2013.

Para além desta "expressiva desaceleração" da inflação subjacente, o instituto aponta a redução da taxa de variação dos produtos energéticos - de 9,6% em 2012 para -0,7% em 2013 - como tendo contribuído "de forma significativa" para a desaceleração do IPC em 2013.

De acordo com o INE, esta redução tem subjacente a diminuição dos preços dos combustíveis, bem como a dissipação do efeito do aumento da taxa do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) do gás natural e da eletricidade de 6% para 23% em outubro de 2011 (que, em termos de variação média dos últimos 12 meses, foi anulado em outubro de 2013).

"A dissipação desse impacto foi determinante para a redução de 6,5 p.p. na taxa de variação média da classe da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (classe 4), que se fixou em 2,2% em 2013", refere.

A contribuição dos produtos alimentares não transformados é apontada como "a mais expressiva" em 2013, embora se tenha mantido "muito próxima" da registada em 2012.

Da análise da evolução dos preços em 2013 resulta que se registou um crescimento médio anual mais elevado dos preços dos serviços do que dos preços dos bens, com aumentos de 0,7% nos primeiros (3,1 e 2,6%, respetivamente em 2012 e 2011) e uma taxa de variação média nula nos segundos (2,5% e 4,4%, respetivamente em 2012 e 2011).

Ao nível das classes de despesa, o INE refere os contributos negativos para a variação média anual de 2013 dos Transportes e do Vestuário e calçado, enquanto pelas contribuições positivas se destacam os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, a habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis e os restaurantes e hotéis.

Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), registou em dezembro de 2013 uma variação homóloga de 0,2%, mais 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior.

De acordo com o INE, em novembro, a taxa de variação homóloga do IHPC português foi inferior em 0,8 pontos percentuais ao valor médio dos países pertencentes à área do Euro, sendo que, em dezembro, com base na estimativa do Eurostat, esta diferença se manteve negativa "em cerca de 0,6 pontos percentuais".

A taxa de variação mensal do IHPC português foi de 0,3% entre novembro e dezembro de 2013, enquanto a variação média dos últimos 12 meses diminuiu de 0,6% em novembro para 0,4% em dezembro.

PD // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.