Escolas fecharam mais cedo em Alijó por precaução devido ao gelo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Alijó, Vila Real, 27 fev (Lusa) -- As escolas do concelho de Alijó encerraram hoje de tarde e os alunos regressaram mais cedo a casa como medida de precaução devido à acumulação de gelo nas estradas, disse fonte da autarquia.

O vice-presidente da Câmara de Alijó e responsável pela Proteção Civil, Vítor Ferreira, disse à agência Lusa que as previsões apontam para temperaturas baixas, principalmente a partir do meio da tarde de hoje, e, como medida de precaução, o município decidiu encerrar as escolas da sede do concelho, do Pinhão e as primárias espalhadas por algumas aldeias.

Trata-se, explicou, de uma medida preventiva devido à possibilidade de acumulação de gelo nas estradas, que poderia trazer dificuldades acrescidas na passagem dos transportes escolares.

Vítor Ferreira referiu que foram também avisadas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para que antecipem o apoio domiciliário aos seus utentes.

O responsável relatou que os meios da autarquia e dos bombeiros estão no terreno, preparados para intervir e dar todo o apoio necessário e adiantou ainda que está a ser espalhado sal pelas estradas.

Esta manhã começou a chover em alguns concelhos de Vila Real, inclusive na cidade capital de distrito, em alguns casos uma chuva acompanhada de granizo e de neve.

As temperaturas baixaram significativamente comparativamente com o dia de segunda-feira.

Bragança, Guarda e Vila Real, estão sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido à queda de neve.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a queda de neve acima dos 400 ou 600 metros deixa os distritos de Bragança e Vila Real sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira.

PLI // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.