Médicos escrevem carta a ministro da Saúde em protesto por atraso na colocação

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 fev (Lusa) -- Um grupo de médicos recém-especializados em Medicina Geral e Familiar que aguarda colocação há quatro meses escreveu uma carta aberta ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a protestar contra a situação e tenciona entregar-lha hoje.

"O grupo de médicos Recém-Especialistas em Medicina Geral e Familiar que a 16 de outubro de 2017 concluiu um longo e exigente percurso formativo encontra-se desde então a aguardar a publicação do concurso de colocação 'sine die'", lê-se no documento.

Os 36 signatários da carta questionam o ministro sobre a razão de tal demora, quando "milhares de portugueses de todas as faixas etárias continuam à espera de ter um médico de família".

Interrogam-se também sobre a razão pela qual "o Estado privilegia e aumenta a subcontratação de médicos sem especialidade através de empresas, a custos avultados e muito superiores", enquanto eles continuam a ser remunerados como internos da especialidade.

Uma vez que "a 10 de janeiro de 2018, o Sr. ministro da Saúde disse na Assembleia da República que o concurso seria 'lançado dentro de dias'" e que já passaram "várias semanas desta declaração", estes médicos especialistas instam-no a marcar "uma data concreta e breve" para a abertura do concurso em causa.

O grupo indica ainda que esta carta aberta será hoje entregue "por recém-especialistas da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, às 16:00, na sede da ARS Norte, e por recém-especialistas da ARS Centro, às 14:30, na sede da ARS Centro".

"[A carta será entregue] ao excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde 'por mão própria' tão cedo quanto possível, já que não acedeu ao nosso pedido de entrega do referido documento pessoalmente", referem ainda.

ANC // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.