Sindicatos de enfermeiros reúnem-se com a tutela na próxima quarta-feira

Sindicatos de enfermeiros reúnem-se com a tutela na próxima quarta-feira
| País
Porto Canal com Lusa

O Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato Independente dos Enfermeiros vão reunir-se com o Ministério da Saúde na próxima quarta-feira e esperam receber uma contraproposta à revisão da carreira especial de enfermagem entregue no ano passado.

Em comunicado, a FENSE (Sindicato dos Enfermeiros e Sindicato Independente dos Enfermeiros) dá conta da reunião que tem agendada com o ministério no dia 28 de fevereiro, às 17:00, na qual "espera que seja efetuada contraproposta do Governo à Revisão da Carreira Especial de Enfermagem entregue pelos 2 sindicatos a 16 de agosto de 2017".

O documento em causa reflete a posição maioritária dos mais de 41.000 Enfermeiros que exercem funções no Serviço Nacional de Saúde e que motivaram as ações de protesto de milhares de enfermeiros ao longo do ano passado, sobretudo na semana de 11 a 15 de setembro de 2017.

O acordo entregue pelos sindicatos inclui o perfil profissional e as áreas de atuação dos enfermeiros, bem como as suas categorias profissionais: Enfermeiro, Enfermeiro Especialista, Enfermeiro Diretor de nível 1 (unidade), nível 2 (departamento) e nível 3 (região).

Estão também abrangidos por este acordo as dotações, progressões e promoções, o regulamento de avaliação de desempenho e o regulamento dos procedimentos concursais, e ainda os horários, as férias, as faltas e as remunerações.

"Aguardamos, assim, a contraproposta do Ministério da Saúde e o respetivo Protocolo Negocial para a conclusão rápida deste processo. Esperamos também que nos seja comunicada a data de publicação do ACT parcelar e transitório assinado a 12 de janeiro de 2018 e do pagamento do suplemento remuneratório para os Enfermeiros Especialistas", afirma a FENSE.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.