Hospital de Gaia diz estar "comprometido" com obras, equipamentos e pessoal

Hospital de Gaia diz estar "comprometido" com obras, equipamentos e pessoal
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Hospital de Gaia está “totalmente comprometido no cumprimento integral” da “estratégia” definida para o equipamento, nomeadamente reabilitar as instalações, comprar “equipamentos urgentes” e “colmatar saídas de pessoal”, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

De acordo o gabinete de comunicação do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNGE) , em reuniões com “todos os diretores de serviços e unidades de gestão integradas”, o Conselho de Administração (CA) “compreendeu como comuns” alguns pontos, como “ver aprovadas, a curto prazo, as propostas do plano de reabilitação” do equipamento”, assim como “os pedidos de aquisição de equipamentos urgentes, já solicitados” e o “desejo de ver colmatadas as saídas de pessoal, de forma a garantir a melhor resposta aos utentes”.

“Esta posição é consensual, estando o CA totalmente comprometido no cumprimento integral da estratégia já aprovada para o CHVNGE”, acrescenta o hospital na resposta enviada à Lusa.

O Jornal de Notícias escreve hoje que “Médicos ameaçam com demissão no Hospital de Gaia” devido às “condições físicas do espaço”, à “necessidade de obras” e à “falta de meios humanos e de equipamentos”.

O diário cita o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, de acordo com quem a “demissão é sempre uma questão em aberto” devido à insatisfação de 33 diretores de serviço e chefes de equipa de urgência.

Questionado sobre esta informação, o CA do CHVNGE recorda que “tomou conhecimento, através da imprensa digital, das preocupações e insatisfação de alguns diretores de serviço da instituição”.

Depois disso, “deu início a reuniões individuais com todos os diretores de serviços e unidades de gestão integradas - que ainda estão a decorrer - com a presença do residente do CA e diretor clínico”.

“Nessas reuniões o CA compreendeu como comuns os seguintes pontos: ver aprovadas a curto prazo as propostas do plano de reabilitação do CHVNGE, ou seja, a fase C, assim como os pedidos de aquisição de equipamentos urgentes, já solicitados; desejo de ver colmatadas as saídas de pessoal, de forma a garantir a melhor resposta aos utentes do Centro Hospitalar”, escreve o hospital.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse a 27 de março que todos os diretores de serviço do CHVNGE estão dispostos a demitir-se se "a situação caótica se mantiver".

Miguel Guimarães visitou o hospital de Gaia e reuniu-se com os 37 diretores de serviços e unidades de gestão integrada para se "inteirar dos problemas existentes" naquela unidade.

"[Existem] condições caóticas. O Serviço de Urgência parece um cenário de guerra com macas por todo o corredor. Quase é impossível circular (...). Este hospital está a definhar. As prioridades são a melhoria das infraestruturas e dotar o hospital com os recursos humanos necessários", afirmou então o bastonário da Ordem dos Médicos.

O responsável prometeu levar o caso à Assembleia da República e falar dele "todos os dias" porque, conforme "as pessoas estão numa fase de exaustão que ultrapassa o razoável".

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.