Hospital de Gaia diz estar "comprometido" com obras, equipamentos e pessoal

Hospital de Gaia diz estar "comprometido" com obras, equipamentos e pessoal
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Hospital de Gaia está “totalmente comprometido no cumprimento integral” da “estratégia” definida para o equipamento, nomeadamente reabilitar as instalações, comprar “equipamentos urgentes” e “colmatar saídas de pessoal”, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

De acordo o gabinete de comunicação do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNGE) , em reuniões com “todos os diretores de serviços e unidades de gestão integradas”, o Conselho de Administração (CA) “compreendeu como comuns” alguns pontos, como “ver aprovadas, a curto prazo, as propostas do plano de reabilitação” do equipamento”, assim como “os pedidos de aquisição de equipamentos urgentes, já solicitados” e o “desejo de ver colmatadas as saídas de pessoal, de forma a garantir a melhor resposta aos utentes”.

“Esta posição é consensual, estando o CA totalmente comprometido no cumprimento integral da estratégia já aprovada para o CHVNGE”, acrescenta o hospital na resposta enviada à Lusa.

O Jornal de Notícias escreve hoje que “Médicos ameaçam com demissão no Hospital de Gaia” devido às “condições físicas do espaço”, à “necessidade de obras” e à “falta de meios humanos e de equipamentos”.

O diário cita o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, de acordo com quem a “demissão é sempre uma questão em aberto” devido à insatisfação de 33 diretores de serviço e chefes de equipa de urgência.

Questionado sobre esta informação, o CA do CHVNGE recorda que “tomou conhecimento, através da imprensa digital, das preocupações e insatisfação de alguns diretores de serviço da instituição”.

Depois disso, “deu início a reuniões individuais com todos os diretores de serviços e unidades de gestão integradas - que ainda estão a decorrer - com a presença do residente do CA e diretor clínico”.

“Nessas reuniões o CA compreendeu como comuns os seguintes pontos: ver aprovadas a curto prazo as propostas do plano de reabilitação do CHVNGE, ou seja, a fase C, assim como os pedidos de aquisição de equipamentos urgentes, já solicitados; desejo de ver colmatadas as saídas de pessoal, de forma a garantir a melhor resposta aos utentes do Centro Hospitalar”, escreve o hospital.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse a 27 de março que todos os diretores de serviço do CHVNGE estão dispostos a demitir-se se "a situação caótica se mantiver".

Miguel Guimarães visitou o hospital de Gaia e reuniu-se com os 37 diretores de serviços e unidades de gestão integrada para se "inteirar dos problemas existentes" naquela unidade.

"[Existem] condições caóticas. O Serviço de Urgência parece um cenário de guerra com macas por todo o corredor. Quase é impossível circular (...). Este hospital está a definhar. As prioridades são a melhoria das infraestruturas e dotar o hospital com os recursos humanos necessários", afirmou então o bastonário da Ordem dos Médicos.

O responsável prometeu levar o caso à Assembleia da República e falar dele "todos os dias" porque, conforme "as pessoas estão numa fase de exaustão que ultrapassa o razoável".

+ notícias: Norte

Maior aquário móvel da Europa vai estar em exibição em Famalicão

Famalicão vai receber na próxima quinta-feira o maior aquário móvel da Europa, uma estrutura com 14 metros de comprimento, 22 mil litros de água, e mais de 10 espécies diferentes de peixes.

 

Santo Tirso lança concurso para transportes públicos até chegada da MobiAve

A Câmara de Santo Tirso lançou esta segunda-feira um concurso público internacional, no valor superior a dois milhões de euros, para garantir transporte para a população até à entrada em vigor do serviço intermunicipal de transportes, o MobiAve.

Incêndio a bordo de um comboio na Maia. Passageiros apagaram chamas 

Uma carruagem de um comboio que seguia do Porto para Ermesinde, no concelho de Valongo, incendiou-se esta segunda-feira, tendo as chamas sido apagadas por quem seguia na composição, revelou à Lusa fonte dos Bombeiros de Moreira da Maia.