Sérgio Conceição: “Temos de ser muito mais fortes do que o adversário para ganhar”

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

No rescaldo do nulo no terreno do Moreirense, esta terça-feira, Sérgio Conceição apontou as causas para que o FC Porto não tivesse conseguido conquistar os três pontos: ineficácia nas ocasiões criadas, é certo, mas também decisões da equipa de arbitragem que deixaram muitas dúvidas ao treinador.

O golo anulado nos últimos segundos a Waris foi referido, assim como um eventual penálti sobre Felipe e a duração dos períodos de descontos, frente a um adversário que praticou muito antijogo.

Razões para o empate
“Os guarda-redes, contra nós, estão a fazer exibições fabulosas. Nunca me irei agarrar à questão da pontinha de sorte, mas às vezes é necessária para ganhar estes jogos. Não faltou entrega e motivação para ir à procura do resultado. É difícil, temos de fazer dois ou três golos, porque na dúvida… Temos de ser muito mais fortes do que o adversário para poder ganhar. Tivemos a situação do Felipe poucos metros à minha frente… Penálti, claro! Com o Aves empatámos, houve um penálti claro, hoje um penálti claro, com o Benfica houve situações em que fomos muito prejudicados. O único jogo em que não houve influência do árbitro no resultado foi em Alvalade.”

O golo anulado
“Não sei se é golo ou não. Sei que, na dúvida, para nós, o VAR não tem sido muito feliz. Na dúvida, nada como ir ver as imagens e tentar ter uma opinião mais exata, assim como lance do Felipe. E depois até se podia decidir que não era penálti, mas porque não há a preocupação de ir ver os lances? Se virem as imagens vão ter de decidir, é isso?”

As quebras no jogo
“Criámos muitas ocasiões, não só para levar outro resultado mas até para ganhar por mais do que um golo de diferença. Na primeira parte não entrámos tão bem, com o Moreirense a pensar única e exclusivamente em segurar o zero na sua baliza. Logo de início houve muita quebra de ritmo, o guarda-redes adversário, em cada reposição, demorava 20 ou 30 segundos. Isso até posso compreender, que utilizem todos as armas para amealhar o pontinho, agora cabe ao árbitro ser mais interventivo e não dar um minuto de compensação no final da primeira parte. E, mais incrível ainda, havendo seis substituições, a entrada do médico por causa do guarda-redes e a expulsão, dar cinco minutos no final. Porque não oito, dez, doze?”

A ineficácia
“Na segunda parte estivemos sempre no meio-campo defensivo do Moreirense, mas infelizmente não conseguimos fazer golos. Fomos ineficazes, um pouco à imagem dos últimos jogos, em que criámos muitas situações. Noutras ocasiões ganhámos com facilidade - muitas vezes, nestes jogos, marcando o primeiro golo obtém-se uma vitória mais fácil do que aquilo que se pensa.”

A situação na Liga
“Isto é uma maratona. Nas competições internas ainda não perdemos. Temos feito um campeonato extraordinário, falta ainda muito e claramente os jogos vão ser difíceis. As equipas vão todas fazer pela vida e os três rivais estão a fazer o máximo para ganhar os jogos. Vai ser uma luta até ao fim.”

A forma física
“A equipa está bem, caso contrário não tinha feito a segunda parte que fez. Pontualmente, pode haver alguém com mais fadiga, mas fazemos essa gestão. Em termos gerais a equipa está bem e vamos fazer uma segunda volta ao nível da primeira e, se possível, melhorar.”
Share

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.