Mulher acusada de matar a mãe começa a ser julgada na segunda-feira em Mirandela

| Norte
Porto Canal / Agências

Mirandela, 05 jan (Lusa) -- O Tribunal de Mirandela começa a julgar, na segunda-feira, uma mulher acusada de matar a mãe com a ajuda do marido e de uma amiga para alegadamente se apoderar de dinheiro e património.

Os arguidos estão acusados dos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver e detenção de arma proibida e foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) em abril de 2012, três anos depois do crime.

O cadáver da vítima, uma professora aposentada que residia em Mirandela, no distrito de Bragança, foi encontrado por pescadores a boiar na barragem de Bagaúste, no distrito vizinho de Vila Real.

A filha de 48 anos e única herdeira está acusada de matar a mãe para ficar com os bens e dinheiro.

De acordo com o despacho de acusação do Ministério Público, desde o falecimento do pai, em 2008, que a arguida passaria dificuldades financeiras e terá começado a engendrar o plano, junto com o marido, para matar a mãe, com quem não chegou a acordo sobre a partilha da herança.

Para executarem o alegado plano terão contado com a ajuda de uma amiga.

Segundo ainda a acusação, a 13 de novembro de 2010, os arguidos terão obrigada a idosa a entrar numa viatura e, de forma "não concretamente apurada, asfixiaram-na ou intoxicaram-na".

Os arguidos terão amarrado "uma pedra de 30 quilos" à vítima e deslocaram-se até ao rio Douro, onde lançaram o corpo.

O cadáver acabaria por ser descoberto por pescadores a boiar na barragem de Bagaúste, entre Lamego e a Régua.

Quase três anos depois, a PJ deteve o casal e a amiga, todos residentes em Mirandela.

Depois de ouvidos no primeiro interrogatório judicial, ficaram a aguardar julgamento em liberdade, mediante o pagamento de cauções no montante global de 275 mil euros.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.