Aviso vermelho em sete ilhas dos Açores devido a agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 05 jan (Lusa) -- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou hoje o aviso vermelho às ilhas do grupo Central dos Açores devido à previsão de agitação marítima com ondas que podem chegar aos 11 metros e amarelo para o grupo Oriental.

O IPMA tinha colocado, no sábado, as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, com ondas de oeste de sete metros, aumentando para 12 metros e passando a noroeste até às 01:00 de segunda-feira.

As ilhas das Flores e Corvo estão também hoje sob aviso amarelo referente a "velocidade média" e "rajada máxima" de vento, "direção de oeste".

Num novo aviso meteorológico emitido hoje o IPMA coloca também as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Faial e Pico) sob aviso vermelho referente a agitação marítima, com ondas de oeste de seis metros, aumentando para 11 metros e passando a noroeste, entre as 06:00 de hoje e as 01:00 de segunda-feira.

Aquelas ilhas vão estar também sob aviso amarelo, que significa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, referente a "rajada máxima", de vento, "direção de oeste", até às 19:00 de hoje.

Além disso, o IPMA colocou também sob aviso amarelo as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) devido a agitação marítima e "altura significativa das ondas de oeste" entre as 15:00 de hoje e a 01:00 de segunda-feira.

Na sequência destas previsões o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) emitiu um alerta a recordar que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado", sobretudo "através de comportamentos adequados", pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis", recomenda "medidas de autoproteção", nomeadamente, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

A Proteção Civil dos Açores aconselha ainda a limpeza dos sistemas de drenagem, consolidação de telhados, portas e janelas, além de uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

Recomenda também que não seja despejado lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas e aconselha aos condutores uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, são outras das recomendação da Proteção Civil açoriana que desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

APE // DM.

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.