Representante da ONU na Guiné-Bissau e PR deram "luz verde" para diálogo nacional

| Política
Porto Canal / Agências

Bissau, 31 dez (Lusa) -- O representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau, José Ramos Horta, disse hoje que o presidente da República de transição, Serifo Nhamajo, concordou em promover um diálogo nacional "abrangente e aprofundado" sobre o futuro do país.

"Serifo Nhamajo concordou em que deve ser feito um esforço conjunto com as Nações Unidas para promover um diálogo muito abrangente, aprofundado, envolvendo todos os setores civis e militares, políticos e sociedade civil para pensarem a Guiné-Bissau e o seu futuro", afirmou José Ramos-Horta à saída do encontro em Bissau.

O representante especial do secretário-geral da ONU para a Guiné-Bissau adiantou que o chefe de Estado de transição "está em consulta com as forças políticas no sentido de haver uma alteração à lei por forma a encurtar prazos para que se possa levar avante o ato eleitoral como previsto, a meados de março".

Quanto à solidariedade de Timor-Leste no processo eleitoral, Ramos Horta referiu que o presidente de transição "afirmou perentoriamente que, se não fosse este apoio, o recenseamento nem sequer teria começado".

O representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau manteve também hoje uma reunião com o primeiro-ministro de transição, Rui Duarte Barros, com quem abordou a questão das eleições e os resultados das investigações do assassínio de um cidadão nigeriano e ataque à representação diplomática daquele país em outubro, além do espancamento do ministro dos Transportes e Telecomunicações, Orlando Viegas Mendes, em novembro.

CMP // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.