Sobe para 33 número de mortos nos atentados terroristas na Rússia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 31 dez (Lusa) -- O número de vítimas mortais dos dois atentados perpetrados na cidade russa de Volgogrado subiu para 33, com a morte de um dos feridos, indicou hoje o Ministério para Situações de Emergência da Rússia.

"Esta noite, num dos hospitais de Volgogrado morreu um dos feridos da explosão na estação, ocorrida a 29 de dezembro", indicou o porta-voz do ministério, Dmitri Ulánov, citado pela agência Interfax.

O atentado perpetrado por uma bombista suicida na principal estação de comboios da cidade causou 18 mortos, enquanto o de segunda-feira, contra um autocarro dos transportes públicos fez 15 vítimas mortais, de acordo com o mesmo responsável.

Segundo dados oficiais, os dois atentados, registados em menos de 24 horas, deixaram 73 feridos, dos quais 65 tiveram de ser hospitalizados.

Os principais canais da televisão estatal alteraram a programação prevista nas vésperas do Ano Novo, tendo a região de Volgogrado declarado cinco dias de luto, até 03 de janeiro.

O Partido Comunista da Rússia, segunda força política no parlamento russo, pediu ao Presidente Vladimir Putin para declarar luto nacional e suspender todos os atos festivos e celebrações populares por ocasião da passagem de ano.

Na sequência dos atentados, Vladimir Putin ordenou um reforço da segurança em todo o país, o qual ficará a cargo do comité antiterrorista.

A ordem foi dada depois de os investigadores terem anunciado que os dois atentados em Volgogrado estão ligados entre si e foram perpetrados por bombistas suicidas.

De acordo com as Nações Unidas, o Presidente da Rússia prometeu que vai cumprir a legislação internacional na busca pelos autores dos dois ataques.

DM (PMC/SIM) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.