Território nacional em seca severa e extrema com precipitação "muito inferior ao normal"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 nov (lusa) - O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) precisou hoje que o território nacional está há seis meses em situação de seca severa e extrema, explicando que o valor médio de precipitação está "muito inferior ao normal".

"Quase todo o território está há cerca de cinco a seis meses consecutivos em situação de seca severa e extrema, não se tendo verificado um desagravamento no início do outono como seria normal e se tem verificado em outras situações de seca", refere o IPMA, em comunicado.

Segundo o documento, entre 01 e 15 de novembro, valor médio da quantidade de precipitação em Portugal continental foi muito inferior ao normal e corresponde a apenas 24% do valor médio mensal.

"A 15 de novembro verifica-se um aumento da área em situação de seca extrema em todo o território de Portugal continental. A 15 de novembro cerca de 6% do território estava em seca severa e 94% em seca extrema", acrescenta.

O documento esclarece que grande parte das regiões do interior e da região Sul de Portugal continental, apresentam valores de água no solo inferiores a 20%, sendo mesmo "em alguns locais próximos ou iguais ao ponto de emurchecimento".

Nas regiões do litoral Norte e Centro os valores variavam em geral entre 20 a 60%.

"A situação mais provável no final de novembro corresponde à continuação da severidade da seca, tendo em conta a previsão mensal do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF)", conclui.

AJO // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.