Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Centro de Saúde de Mangualde volta a estar infetado com legionella

| País
Porto Canal com Lusa

Foi detetada legionella no Centro de Saúde de Mangualde, Viseu, situação que já tinha ocorrido em 2016, sendo que não representa qualquer "risco iminente para a saúde pública", avança esta segunda-feira a TSF.

Atualizado 13-11-2017 14:10

A informação foi confirmada à TSF pela Administração Regional de Saúde do Centro que adianta ainda que "foi novamente detetada legionela ambiental na colheita efetuada a 19 de outubro".

O Porto Canal está no local a confirmar mais dados estando a aguardar a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde aos meios de comunicação.

"O ACeS [Agrupamento de Centros de Saúde] Dão Lafões e os Serviços de Saúde Pública asseguram as medidas adequadas para a continuação do controlo da situação, não havendo evidência de risco acrescido para a saúde pública, mantendo o Centro de Saúde de Mangualde a sua atividade normal", informou a ARSC em nota enviada à agência Lusa.

"Foram, de novo, tomadas as medidas adequadas, nomeadamente a suspensão do funcionamento da rede de água quente, a interdição de utilização dos chuveiros e a desativação da rede em dois módulos terminais nos quais funcionavam alguns serviços que, dada a dimensão do Centro de Saúde, puderam ser transferidos para outras áreas", informou.

Na nota enviada, a ARSC esclarece que uma vez que a rede instalada não tem retorno, pretende-se, com esta medida, "eliminar a estagnação de água nas partes terminais da rede, fator favorecedor da multiplicação da bactéria".

+ notícias: País

Homem de 45 anos morre devido a ferimentos causados pelo mar em Espinho

Um homem de 45 anos morreu, este domingo, após ser retirado do mar da praia do Bairro dos Pescadores, em Espinho, em paragem cardiorrespiratória, e outras quatro pessoas, da mesma família, foram retiradas da água com vida, apurou o Porto Canal no local.

Atualizado 15-07-2018 15:12

Despiste de mota provoca um morto em Ovar

Um homem com cerca de 70 anos morreu, este domingo, após um despiste de mota na rua do Sol, em Arada, Ovar, apurou o Porto Canal com fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.

Nove concelhos de Faro, Guarda e Bragança em risco muito elevado de incêndio

Nove concelhos dos distritos de Faro, Guarda e Bragança apresentam este domingo risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.