Medina acompanha situação e está confiante com medidas tomadas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 nov (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, mostrou-se hoje confiante face às medidas tomadas para controlar o surto de doença do legionário, apontando que está a acompanhar a situação.

"Temos estado a acompanhar de perto a situação com o Ministério da Saúde, recebemos informações regulares", disse o socialista.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa falava à agência Lusa à margem de uma visita ao recinto da conferência de tecnologia e empreendedorismo Web Summit, que decorre até quinta-feira, no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), na capital.

"No fim de semana tivemos um 'briefing' exaustivo sobre os acontecimentos, fundamentalmente sobre as medidas tomadas para estancar o que parecem ser as fontes primárias, e mantemos esse acompanhamento regular com o Ministério da Saúde diário, ou mais de uma vez por dia", acrescentou.

Na opinião do presidente do município, o país conta com "serviços de saúde de qualidade e profissionais muito empenhados, que estão a fazer o seu melhor".

Fernando Medina (PS) aproveitou também para deixar uma mensagem aos profissionais de saúde envolvidos neste caso.

"Quero transmitir uma palavra de confiança a rodos os profissionais que estão a fazer o melhor que a ciência sabe, e que a nossa administração sabe também para poder por cobro a esta situação e depois adotar as medidas necessárias", vincou.

A 'legionella' é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma pneumonia grave. A infeção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

De acordo com a Direção Geral de Saúde (DGS), o primeiro caso de diagnóstico da doença dos legionários foi confirmado a 31 de outubro no Hospital Francisco Xavier, em Lisboa. Na sexta-feira foram confirmados oito casos, 14 no dia seguinte e quatro no domingo. Na segunda-feira foram confirmados sete casos.

O surto já provocou a morte a duas pessoas e o último boletim da DGS, de hoje de manhã, dava conta de 34 casos confirmados.

FYM // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.