Manutenção quinzenal das torres do Hospital S. Francisco Xavier era cumprida e última análise foi negativa

Manutenção quinzenal das torres do Hospital S. Francisco Xavier era cumprida e última análise foi negativa
| País
Porto Canal com Lusa

O plano de manutenção das torres de arrefecimento do Hospital S. Francisco Xavier (Lisboa), onde houve um surto de 'legionella', implicava análises a cada 15 dias e os últimos resultados estavam todos negativos, segundo as autoridades.

Em declarações à Lusa, o presidente dos Serviços de utilização Comum dos Hospitais (SUCH), Paulo Correia de Sousa, disse que as torres do hospital eram analisadas a cada 15 dias e que não havia registo de "nenhuma positividade (...) desde a última análise".

Segundo o responsável, a última análise tinha sido feita a 16 de outubro, o resultado chegou ao hospital no dia 27 de outubro e era negativo para a presença da bactéria 'legionella', que até ao momento provocou a morte a duas das 30 pessoas infetadas.

"Desde o dia 16 até 29 a 30 de outubro algo se poderá ter passado, se na verdade foram elas as emissoras... nós ainda não temos essa certeza", afirmou.

De acordo com o presidente dos SUCH, das quatro torres de arrefecimento do Hospital S. Francisco Xavier, três foram desligadas e uma foi tratada -- com coques térmicos e químicos, assim como toda a rede de água -, mas mantém-se ligada pois é necessária para o bom funcionamento da unidade hospitalar.

Este surto de 'legionella', que segundo as informações conhecidas até hoje de manhã infetou 30 pessoas, já provocou a morte a duas delas. Um doente teve alta e os restantes encontram-se internados.

"Os doentes são, na sua maioria, idosos com fatores de risco associados, nomeadamente doenças crónicas graves e hábitos tabágicos", segundo um comunicado conjunto emitido na segunda-feira à noite pela Direção-Geral da Saúde e pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

A 'legionella' é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma pneumonia grave. A infeção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.