Director da PJ guineense recusou-se a prender ministro suspeito no caso TAP

Director da PJ guineense recusou-se a prender ministro suspeito no caso TAP
| Política
Porto Canal

O diretor-geral da Polícia Judiciaria da Guiné-Bissau recusou-se a prender o ministro do Interior, acusado pelo Ministério Público de responsabilidades criminais no embarque forçado dos 74 sírios com passaportes falsos num voo da TAP, disse o PGR guineense.

Uma nota de esclarecimento público assinada pelo Procurador-Geral da República guineense, Abdú Mané, refere que o diretor da PJ, Armando Namontche, incorreu num crime de desobediência a uma ordem judicial pelo que vai ser instaurado um processo disciplinar.

O ministro do Interior, António Suca Ntchama, foi ouvido no Ministério Público a 23 de dezembro, mas o seu advogado sempre afirmou aos jornalistas que o seu constituinte não recebeu nenhum despacho para que saiba qual a sua situação depois da audiência nem se está a sujeito a alguma medida de coação.

O Procurador guineense esclarece que ficou demonstrado nos autos que o ministro do Interior, demissionário mas que continua em funções, foi considerado pelo Ministério Público como sendo o autor dos crimes de que é acusado.

Suca Ntchama é apontado como tendo cometido "conduta ilegal" ao ordenar o embarque forçado de 74 sírios no aeroporto de Bissau com passaportes falsos para Lisboa, onde acabariam por pedir asilo político a Portugal.

+ notícias: Política

Fim das portagens nas ex-SCUT debatido hoje no Parlamento

A Assembleia da República debate esta quinta-feira, por iniciativa do PS, o fim das portagens em autoestradas ex-SCUT, propostas com um desfecho incerto uma vez que os partidos não “abriram o jogo” em relação aos sentidos de voto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".