Nuno Cardoso protagonizou "negócios ruinosos" no Porto - José Soeiro (BE)

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 06 jun (Lusa) -- O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara do Porto, José Soeiro, afirmou hoje que "todas as ideias e propostas enriquecem o debate", considerando, porém, que Nuno Cardoso "foi protagonista de negócios ruinosos" para a cidade.

"Nuno Cardoso é um candidato que a cidade já conhece e que o povo avaliará: foi um mau presidente da Câmara e protagonista de negócios ruinosos para o Porto", afirmou José Soeiro, em resposta escrita enviada à Lusa.

Para o candidato, "não é tempo de regressar a esse passado".

O ex-presidente da Câmara do Porto Nuno Cardoso disse hoje à Lusa que vai avançar como independente à autarquia portuense para "responder a um apelo muito forte" das pessoas que encontrava na rua.

"Não foi fácil, mas sinto uma enorme felicidade e uma grande tranquilidade para encarar este projeto", afirmou Nuno Cardoso, confirmando uma notícia avançada hoje pela TSF.

Em declarações à Lusa, Nuno Cardoso disse que se trata de "um projeto que quer ir às raízes do Porto, às suas géneses, à sua matriz e quer efetivamente ser um projeto dos portuenses. Quer a legitimidade dos portuenses para fazer com eles um projeto de futuro".

O ex-autarca disse ainda que esta é "resolução individual, que conta com o apoio de alguns amigos".

Questionado sobre o período em que Nuno Cardoso foi presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira referiu não querer agora "colar" o seu novo adversário à função que assumiu, "até porque [Cardoso] não aparece pelo partido socialista, que tem um candidato, que o dr. Manuel Pizarro".

Nuno Cardoso presidiu à Câmara do Porto entre 1999 e 2002, quando Fernando Gomes abandonou o cargo para ser ministro da Administração Interna, no último Governo de António Guterres.

Foi convidado pelo PS para ser o candidato do partido à Câmara da Maia, mas não aceitou por ter um projeto para o Porto.

JAP (PM) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.