Vagos cria cinco grupos de trabalho para fazer levantamento dos estragos

| País
Porto Canal com Lusa

Vagos, Aveiro, 19 out (Lusa) - A Câmara de Vagos criou hoje cinco grupos de trabalho que irão fazer "o levantamento e tratamento de todas as situações de risco existentes" na sequência dos incêndios que afetaram o concelho.

Os grupos de trabalho vão atuar nas áreas da educação, assistência social, infraestruturas públicas, empresas e setor agrícola e florestal, e proteção civil e da comunicação.

"Alerta-se, portanto, a população que vão estar no terreno dirigentes, técnicos e serviços operacionais da Câmara Municipal de Vagos, meios da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários e assistentes sociais, devidamente identificados, para acompanhamento de todas as ações a levar a cabo, minimizando assim os impactos sofridos pelos incêndios", previne a autarquia dirigida por Silvério Regalado.

A decisão de criar os grupos de trabalho foi tomada após uma reunião alargada com diversas entidades de Vagos, destinada a fazer uma primeira avaliação "das reais consequências da tragédia que se fez sentir no concelho".

Nesta "reunião pós-emergência" participaram o executivo municipal, dirigentes e técnicos das mais diversas áreas, o comandante e presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vagos, o diretor-delegado da Santa Casa da Misericórdia, a delegada de Saúde, e representantes da Igreja Católica e Cáritas Diocesana, do NEVA (Núcleo Empresarial de Vagos) e da GNR local.

Já a funcionar encontra-se o Gabinete de Apoio ao Lesado (GAL), criado para recolher informação sobre os prejuízos provocados pelos incêndios que assolaram o concelho na noite de domingo para segunda-feira.

"Devido aos incêndios que afetaram o concelho de Vagos, a Câmara Municipal criou o Gabinete de Apoio ao Lesado para recolher e reencaminhar a informação dos prejuízos causados, em bens materiais - habitações, viaturas, maquinaria, estufas e outros equipamentos - para as entidades competentes", revelou Silvério Regalado.

O GAL estará disponível para a recolha de informações até às 18:00 do dia 31 de outubro de 2017 e funciona nos Paços do Concelho.

No vizinho concelho de Mira, a autarquia criou também um Gabinete de Apoio à População, que funciona no edifício da Incubadora de Empresas. Técnicos da autarquia estão a fazer também um levantamento dos estragos nas ruas do concelho.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.