Xanana Gusmão visita Oliveira do Hospital num gesto solidário

| País
Porto Canal com Lusa

Oliveira do Hospital, Coimbra, 19 out (Lusa) -- O ex-presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão visita na sexta-feira Oliveira do Hospital, num "gesto de solidariedade" com as vítimas dos incêndios de domingo, disse hoje uma fonte autárquica à agência Lusa.

O líder histórico da resistência timorense contra a ocupação indonésia da antiga colónia de Portugal, Kay Rala Xanana Gusmão, "visita o concelho por sua iniciativa, para se solidarizar e inteirar" da situação das populações na sequência dos fogos que assolaram o país nos últimos dias.

A fonte da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, adiantou que o herói da independência de Timor-Leste será recebido nos Paços do Concelho, às 10:30, pelo presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino.

Após o encontro, Xanana Gusmão desloca-se a diversas povoações do concelho, a fim verificar os prejuízos materiais causados pelo fogo, nas casas, empresas e infraestruturas públicas, e as condições de vida das pessoas após a tragédia.

Na segunda-feira, a Universidade da Madeira distinguiu o antigo guerrilheiro com o título de doutor "honoris causa" pelo seu papel na resistência à ocupação militar de Timor-Leste pela Indonésia.

Presidente do Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), principal partido da oposição, Xanana Gusmão foi também primeiro-ministro do jovem país do Sudeste Asiático.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 42 mortos e cerca de 70 feridos, mais de uma dezena dos quais graves.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre terça-feira e hoje.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, em junho, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.