Greve nos Transportes Coletivos do Porto sem adesão significativa - sindicato

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 24 dez (Lusa) -- A greve dos trabalhadores da Sociedade Coletiva de Transportes Públicos do Porto (STCP) afetos ao Sindicato Nacional dos Motoristas não teve "uma expressão muito significativa", afirmou à Lusa Jorge Costa, presidente daquela estrutura sindical.

Segundo este dirigente, a adesão à greve "não deve ultrapassar os 15%", até porque "a empresa decidiu dar tolerância de ponto, o que quer dizer que quem trabalhar neste dia tem direito a um dia extra".

A greve está marcada para o dia todo, mas os serviços de atendimento da STCP afirmaram à Lusa desconhecer qualquer greve e afirmaram que não se registava nenhuma perturbação na circulação de autocarros.

A greve, segundo Jorge Costa, foi marcada como protesto "pela forma como o Conselho da Administração vem tratando alguns processos disciplinares, nomeadamente por faltas em dias semelhantes a este" e por "problemas relacionados com horários" nestas ocasiões.

O sindicato, "como forma de salvaguardar os trabalhadores desse procedimento disciplinar, marcou greve para os dias 24 e 31 de dezembro", afirmou ainda Jorge Costa.

DP // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.