Concelho de Monchique, em Faro, em risco 'máximo'

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 out (Lusa) -- O concelho de Monchique, no distrito de Faro, está hoje em risco 'máximo' de incêndio e outros cinco estão a 'elevado', apesar dos avisos de chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, o concelho de Monchique, no distrito de Faro, está em risco 'máximo' de incêndio e os de Matosinhos, Maia e Trofa (Porto), Vila Nova de Poiares (Coimbra) e Silves (Faro) estão com risco 'elevado'.

Os restantes concelhos dos 18 distritos do continente apresentam risco 'moderado e baixo'.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o 'reduzido' e o 'máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA colocou sob 'aviso amarelo' os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Castelo Branco, Évora, Beja e Faro até às 12:00 de hoje devido à previsão de chuva, que poderá ser forte a acompanhada de trovoadas.

Às 06:30, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de 20 incêndios em curso, 07 em resolução e 52 em fase de conclusão.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) anunciou que vai manter o alerta vermelho devido aos incêndios em todos os distritos até às 20:00 de hoje.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado ou encoberto até ao meio da manhã no interior e a partir do final da tarde no litoral.

Estão também previstos períodos de chuva ou aguaceiros, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, sendo até ao início da manhã e, em especial no litoral, a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado predominando de sudoeste, soprando moderado a forte nas terras altas até ao início da manhã e a partir do final da tarde e descida de temperatura, exceto da máxima no litoral Norte.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado até ao final da manhã no interior e no sotavento algarvio, períodos de chuva ou aguaceiros, podendo ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, sendo até ao início da manhã, podendo persistir até ao início da tarde junto à região fronteiriça.

Segundo o IPMA, para o final do dia, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros.

Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas até ao início da manhã e a partir do final da tarde e descida de temperatura, exceto da máxima no Algarve.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro) e as máximas entre 16 (na Guarda) e os 24 (em Faro).

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.