Aldeia de Miranda do Douro convida visitantes a fazer "Rondas das Adegas"

| Norte
Porto Canal / Agências

Miranda do Douro, 06 jun (Lusa) - A freguesia de Atenor, em Miranda do Douro, propõe-se revitalizar antigas profissões e velhos costumes locais, através da denominada "Ronda das Adegas", disse hoje o presidente da junta, Moisés Pêra Esteves.

Em declarações à agência Lusa, o autarca explicou que esta iniciativa, agendada para sexta-feira, sábado e domingo, é uma forma encontrada pela junta de freguesia para tentar dar vitalidade a uma aldeia cheia de potencial ambiental, cultural ou estenográfico "únicos".

"As artes esquecidas como o latoeiro, o albardeiro, o oleiro, as fiadeiras deram apenas alguns das profissões do passado que serão mostardas às novas gerações e ao público vindo do litoral, que nunca teve contacto com está realidade", disse Moisés Pêra Esteves.

O presidente da Freguesia acrescentou que os participantes poderão participar em atividades como o fabrico do queijo, transformação de lã, cozer o pão e até fazer barras de sabão à moda antiga.

"Paralelamente, estará patente nas antigas adegas da aldeia uma montra de produtos regionais, desde os enchidos, compotas, pão caseiro, licores e vinho", acrescentou o autarca.

A iniciativa servirá ainda para "dar a conhecer" às pessoas do litoral que se instalaram na aldeia nos últimos anos um pouco das tradições e formas de vida do interior.

"Nos últimos dois anos, tem-se verificado uma grande procura de casas para recuperar, por parte de pessoas vindas do litoral que se querem instalar na aldeia", sublinhou Moisés Pêra Fernandes.

A organização do evento está a cargo de associações locais e inclui arraiais populares, música tradicional, peças de teatro, passeios de burro ou jogos tradicionais.

"O objetivo da atividade é o de explorar o potencial turístico da freguesia de Atenor, valorizar os costumes e tradições da região e preservar o património natural e cultural", frisou.

Antigas profissões e velhos costumes atraíram visitantes no sábado à pequena aldeia de Atenor, no concelho Miranda do Douro, numa freguesia que tem contrariado a desertificação, com a população a subir nos últimos dois anos.

As arruadas, ao som das tradicionais gaitas de fole, levam algumas centenas de visitantes a degustarem e apreciavam os produtos acabados de confecionar nos seus próprios lugares de origem.

Perante o cenário, o presidente da Freguesia de Atenor, Moisés Pêra Fernandes, acrescentou que no futuro a ideia passa por transformar a aldeia num "museu vivo".

FYP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.