Pelo menos 327 farmácias ficam de serviço esta noite na zona centro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 out (Lusa) -- Pelo menos 327 farmácias vão ficar esta noite de serviço em toda a região centro, num reforço que acontece devido aos incêndios.

Numa nota enviada à agência Lusa, a Associação Nacional das Farmácias (ANF) indicou ainda que há outras 37 farmácias sobre as quais não é possível informar quanto à disponibilidade para estarem de serviço por dificuldades de comunicação.

Segundo a associação, houve pelo menos duas farmácias que foram afetadas diretamente pelos incêndios: a farmácia da Lajeosa do Dão, Tondela, e a farmácia Central em Melo, Gouveia.

Estas duas farmácias vão retomar o serviço em instalações provisórias cedidas pelas juntas de freguesia.

A ANF ativou o seu plano de emergência para "garantir o reforço do fornecimento de produtos essenciais à população e bombeiros", mas a prestação de serviço farmacêutico foi em muitos locais "fortemente condicionada devido ao fumo, calor intenso e aos cortes de comunicações e estradas".

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 35 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

ARP // JMR

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.