Fenprof "compreende e apoia" politécnicos, que pediram demissão de Crato

| Política
Porto Canal

A Fenprof manifestou hoje a sua “compreensão e apoio” ao conselho dos institutos politécnicos, e considerou “ridículas as explicações” que o ministro veio dar depois das declarações em que afirmou ter dúvidas sobre os licenciados nas Escolas Superiores de Educação.

“A Fenprof compreende e apoia o CCISP [Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos] pela sua corajosa tomada de posição em desagravo das instituições que representa e considera ridículas as explicações que o Ministro agora vem dar, procurando desmentir o indesmentível”, lê-se num comunicado enviado hoje pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

Em causa estão as declarações do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, que, em entrevista à RTP, no dia da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades (PACC) dos professores, disse ter dúvidas quanto aos licenciados pelas Escolas Superiores de Educação, o que levou o CCISP a pedir a demissão do ministro, em carta enviada ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

“Na sua obsessiva sanha de desmantelamento da escola pública, o ministro Nuno Crato não olha a meios. Não se importa de publicamente aparecer a injuriar as Escolas Superiores de Educação e os que nelas trabalham e dão o seu melhor para formar os professores e os educadores que o Ministro tem tão maltratado”, acusou a Fenprof, em comunicado.

A federação de professores, que já tinha pedido a demissão de Crato no dia da prova, voltou hoje a fazê-lo, em comunicado, por considerar que o ministro não tem condições para governar a Educação e a Ciência, “que exigem, antes de mais, rigor e respeito pela comunidade académica, qualidades que, visivelmente, Nuno Crato não possui”.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.