Ministro do Interior da Guiné-Bissau ouvido no Ministério Público sobre incidente com avião da TAP

| Política
Porto Canal / Agências

Bissau, 23 dez (Lusa) - O ministro do Interior do Governo de transição da Guiné-Bissau, António Suca Ntchama, estva hoje ao início da tarde a ser ouvido no Ministério Público em Bissau sobre as suas eventuais responsabilidades no incidente com o avião da TAP, disse à Lusa fonte judicial.

Segundo a fonte, Suca Ntchama, acompanhado do seu advogado, estava a ser ouvido por dois magistrados na vara crime do Ministério Público na capital guineense.

As conclusões de uma comissão de inquérito instaurada pelo Governo referem que Suca Ntchama terá exigido, por telefone, ao chefe da escala da TAP em Bissau que este autorizasse o embarque dos 74 sírios com passaportes falsos para Lisboa.

A comissão presidida pelo ministro da Justiça, Saido Baldé, negou que tivesse havido qualquer recurso a arma de fogo para pressionar a tripulação da TAP ou mesmo o chefe da escala da companhia aérea portuguesa no momento do embarque dos sírios.

Um cidadão guineense, de 51 anos e comerciante, está detido desde o dia 11 deste mês apontado como sendo o responsável pela ida de Marrocos para Bissau dos sírios.

Na sequência deste incidente, que o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, considerou que se assemelhava a um "ato de terrorismo", a TAP cancelou os voos para Bissau.

MB // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".