Seca severa obriga à suspensão da rega em alguns espaços verdes de Viseu

Seca severa obriga à suspensão da rega em alguns espaços verdes de Viseu
| País
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Viseu anunciou hoje que intensificou a redução de consumos públicos de água, diminuindo ou suspendendo o funcionamento dos sistemas de rega no concelho, atendendo ao período de seca severa que se vive.

Em comunicado, a autarquia exemplifica com "o desligamento dos dispositivos de rega da Avenida da Europa, das circulares Norte e Sul e das estradas nacionais 231 e 16, que por si só representam 93 mil metros quadrados de área verde".

"Neste momento e até que o período de seca termine, não está prevista a reabertura destes sistemas", sublinha.

Segundo a autarquia, "os espaços verdes do concelho, incluindo da cidade, de bairros periféricos e tutelados pelas freguesias, passaram também a ser regados em regime mínimo, na maioria dos casos duas vezes por semana e durante um período não superior a sete minutos".

"As freguesias estão a ser sensibilizadas e envolvidas neste esforço coletivo", acrescenta.

A Câmara não rejeita a possibilidade de "adoção de medidas de contenção mais rigorosas nos próximos dias, em função do agravamento da situação de seca, com o objetivo de salvaguardar a prioridade de disponibilidade de água para consumo da população, numa situação de normalidade".

Paralelamente, está a ser reforçada a campanha de sensibilização "Viseu ajuda a poupar" junto da população e de turistas, por exemplo, através das redes sociais, com dicas práticas para a redução de consumos de água.

O município apela aos munícipes e aos responsáveis dos serviços municipais, das indústrias e comerciantes, das escolas e da hotelaria que se empenhem em fazer "um consumo especialmente racional e consciente da água pública no atual momento".

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, lembra que "a água é hoje, mais do que nunca, um bem escasso e valioso" e que "a sua salvaguarda é uma prioridade que tem de unir todos sem exceção".

Outra das prioridades da Águas de Viseu é o combate a fugas de água pública, devendo os munícipes informar os serviços quando as detetarem.

Segundo a autarquia, "os níveis de disponibilidade de água na albufeira de Fagilde conhecem atualmente mínimos históricos, na ordem dos 20 por cento da capacidade instalada".

"Alguns depósitos de água do norte do concelho são já abastecidos através do recurso a cargas de camião-cisterna", acrescenta.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.