Seca: Redução de 50% na produção de queijo Serra da Estrela

| Economia
Porto Canal com Lusa

Celorico da Beira, Guarda, 12 out (Lusa) - O presidente da Estrelacoop - Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, Júlio Ambrósio, disse hoje à agência Lusa que a seca deverá reduzir a produção de queijo em mais de 50% face ao ano anterior.

"Com isto que estamos a atravessar [período de seca], é muito provável que as quantidades de produção [de queijo] serão muito, muito, abaixo do ano anterior", vaticina o dirigente da Estrelacoop, com sede em Celorico da Beira, que representa os produtores certificados da região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela.

Pelas estimativas de Júlio Ambrósio, a diferença na produção deste ano relativamente a 2016 deverá ser "muito elevadíssima".

"Se isto assim continuar, a quebra pode ir a mais de 50%", disse.

O dirigente adiantou à Lusa que os cerca de 50 associados da Estrelacoop produzem anualmente mais de 50 toneladas de queijo Serra da Estrela.

"Se assim continuarmos, não chegamos às 30" toneladas, referiu Júlio Ambrósio, lembrando que só no ano passado a cooperativa vendeu 25 toneladas de queijo para um cliente nacional.

Segundo o responsável, a seca está a preocupar os produtores de queijo da região da Serra da Estrela, que se queixam de não terem alimento para os animais.

"Neste momento, há produtores que querem comprar comida para o gado, nomeadamente em Espanha", e não conseguem. E "alguma coisa que há à venda é muito cara", alertou.

Júlio Ambrósio contou que a água também escasseia e, "em muitos lados", os proprietários dos rebanhos "têm de percorrer muitos quilómetros para irem buscar a água [em cisternas] para alimentarem os animais".

A direção da cooperativa com sede em Celorico da Beira, no distrito da Guarda, está em contacto permanente com os produtores, mas o seu dirigente lamenta que a instituição ainda não tenha sido contactada pelo Ministério da Agricultura.

"Se nós temos o melhor produto do mundo - o queijo Serra da Estrela - e ninguém olha para nós, é de lamentar", desabafou o dirigente.

A Estrelacoop reclama a atribuição de subsídios públicos para as explorações pecuárias da região da Serra da Estrela ultrapassarem o atual problema criado pela seca.

"Com a idade que tenho, nunca me lembro de atravessar uma crise como a que estamos a atravessar com esta seca", rematou Júlio Ambrósio.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios, como Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Manteigas, Seia, Trancoso, Oliveira do Hospital, Nelas, Penalva do Castelo, Mangualde e Covilhã.

A cooperativa Estrelacoop é a entidade gestora da Denominação de Origem Protegida (DOP) do queijo Serra da Estrela que só pode ser produzido com leite de ovelha das raças Serra da Estrela ou Churra Mondegueira.

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.