Costa antecipa que o seu discurso na ONU estará muito alinhado com Guterres

| Política
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 19 set (Lusa) - O primeiro-ministro, António Costa, antecipou que o discurso que proferirá na quarta-feira, na Assembleia Geral das Nações Unidas, estará muito alinhado com a agenda política hoje apresentada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, valorizando o multilateralismo.

António Costa fará o seu primeiro discurso numa sessão anual da Assembleia Geral das Nações Unidas, na quarta-feira, pelas 11:30 locais (mais cinco horas em Portugal).

Antecipando algumas das linhas políticas mais fortes desse seu discurso, o primeiro-ministro referiu que "Portugal vai estar muito alinhado com a mensagem fundamental da grande intervenção aqui hoje proferida pelo secretário-geral das Nações Unidas".

António Costa destacou temas abordados por António Guterres, que serão coincidentes com os da sua intervenção, como o dos "desafios das alterações climáticas e a questão dos oceanos, onde Portugal tem possuído uma posição muito ativa".

O primeiro-ministro aludiu ainda à "preocupação com as questões das migrações, com as desigualdades e com a promoção da paz".

"O meu discurso será alinhado com a agenda do secretário-geral das Nações Unidas", disse, sendo depois questionado sobre o estilo muito multilateralista protagonizado pelo antigo primeiro-ministro português.

"O estilo multilateralista não é o dele, mas o das Nações Unidas. É aquilo que desejamos e que é importante reforçar no mundo", frisou António Costa.

Para o primeiro-ministro, "os grandes desafios que se colocam ao mundo não podem ser resolvidos de uma forma unilateral".

"Pelo contrário, exige-se cada vez maior cooperação, quer nos espaços regionais (no caso de Portugal na União Europeia), quer entre as diferentes regiões do mundo", justificou.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.