Primeiro-ministro participa hoje na sessão de abertura da 72.ª Assembleia Geral da ONU

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 set (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, está hoje presente na sessão de abertura da 72.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, onde terá na quarta-feira um discurso em defesa do desenvolvimento sustentável e do combate global às alterações climáticas.

Logo ao início da manhã, António Costa, que chegou a Nova Iorque na segunda-feira acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, irá participar numa receção oferecida pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Depois, pelas 09:00 locais (mais cinco horas em Lisboa), o primeiro-ministro estará presente na sessão de abertura da 72.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, e participará, depois, num almoço oferecido por António Guterres a todos os chefes de Estado e de Governo presentes.

Na agenda de hoje do primeiro-ministro, além de vários encontros bilaterais ainda não confirmados oficialmente, está igualmente uma reunião à tarde entre os chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) presentes em Nova Iorque.

Fonte diplomática disse à agência Lusa que já confirmaram presença nesta reunião, também centrada nas questões do ambiente e dos oceanos, os presidentes do Brasil (Michel Temer), de Timor-Leste (Francisco Guterres Lu-Olo), da Guiné-Bissau (José Mário Vaz) e de São Tomé e Príncipe (Evaristo Carvalho), assim como o primeiro-ministro e de Cabo Verde (Ulisses Correia e Silva).

De acordo com a mesma fonte, Angola e Moçambique deverão fazer-se representar na reunião pelos embaixadores dos respetivos países nas Nações Unidas.

Após este encontro ao nível da CPLP, já ao fim da tarde, António Costa poderá participar numa receção que será oferecida pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a chefes de Estado e de Governo presentes em Nova Iorque.

VAM (PMF) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.