Comissão Política do PS na 5. ª feira antes da votação final da reforma do IRC

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 dez (Lusa) - O secretário-geral do PS convocou para quinta-feira uma reunião da Comissão Política, que ocorrerá na véspera da votação final da reforma do IRC no parlamento e em cima da decisão do Tribunal Constitucional sobre convergência de pensões.

Numa nota à comunicação social, o PS refere apenas que a reunião da Comissão Política Nacional convocada por António José Seguro terá um tema único: Análise da situação política.

Na sexta-feira, ao final da manhã, na Assembleia da República, será feita a votação final da reforma do IRC, matéria que está a ser negociada entre os partidos do Governo, PSD e CDS, e a bancada socialista.

Na terça-feira à noite, durante o jantar de Natal do Grupo Parlamentar do PS, o líder socialista defendeu que o seu partido tem assumido uma "visão realista" e construtiva em relação às principais questões do país, tendo na ocasião admitido apoiar uma reforma do IRC que estimule a criação de emprego e beneficie as pequenas e médias empresas".

A reforma do IRC esteve em vias de ser votada na semana passada num momento em que subsistia desacordo entre o PS e a maioria PSD/CDS, mas um telefonema de António José Seguro para o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em pleno plenário da Assembleia da República, permitiu prolongar as negociações por mais uma semana.

A reunião da Comissão Política do PS também deverá ocorrer já depois de conhecida a decisão do Tribunal Constitucional sobre a medida do Governo que corta em dez por cento as pensões da Caixa Geral de Aposentações, pretendendo-se por essa via uma convergência com as pensões do sistema da Segurança Social.

Desde o primeiro momento que o PS se opôs a esta medida do Governo, classificando-a como claramente inconstitucional.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.