Uma centena professores impedidos de realizar prova em Viseu

| Norte
Porto Canal

Uma centena de professores contratados terão sido hoje impedidos de entrar na escola secundária Alves Martins, em Viseu, onde deveriam realizar a prova de avaliação, segundo um dos docentes envolvidos.

De acordo com Vasco Almeida, um dos professores contratados que iria realizar a prova naquela escola, a entrada na instituição passou a ser feita mediante identificação dos docentes por volta das 10:25.

“Faltavam 15 minutos para acabar o período de tolerância quando começaram a pedir, no portão da escola, identificação aos cerca de 100 professores que ainda estavam para entrar”, disse.

Quando faltavam 10 minutos para o final da tolerância, disse o professor, “chegou o diretor da escola e deu autorização para que se entrasse novamente sem identificação”.

Segundo o docente, a entrada foi possível até ao átrio da escola, mas, a três minutos do final da tolerância (10:42), os professores terão sido impedidos de seguir para as salas.

“O diretor da escola deu ordem à polícia para não deixar entrar ninguém”, contou.

Os professores permaneceram no átrio da escola e 45 minutos depois terão sido novamente abordados pelo diretor da escola.

“O diretor, numa tentativa desesperada, disse para entrarmos para realizarmos a prova. Só que nessa altura a prova até já circulava no Facebook e não há enquadramento legal nenhum para isso”, explicou.

Os professores que terão chegado à escola antes das 10:25 conseguiram entrar e estarão a realizar a prova.

Os jornalistas foram igualmente impedidos de entrar na escola quando tentavam conseguir um depoimento do diretor.

“O diretor está reunido com um inspetor e ninguém pode falar com ele de momento”, disse o porteiro da escola aos jornalistas.

Dos 800 professores que deveriam realizar prova no distrito de Viseu, apenas 30 terão conseguido, segundo disse à Lusa fonte sindical.

+ notícias: Norte

Incêndio mata 12 ovelhas em Valpaços

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira em dois armazéns agrícolas em Valpaços, no distrito de Vila Real, destruiu dois tratores e causou a morte a 12 ovelhas, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Time Out Market, o novo reduto gastronómico no coração do Porto

O conceito arrancou em 2014, no mercado da Ribeira, em Lisboa, e o sucesso motivou a expansão da marca pelo mundo. O Time Out Market estende-se agora ao Norte do país, mais concretamente ao Porto, numa localização premium da cidade.

Homem escravizado durante 17 anos em Bragança. PJ deteve quatro suspeitos

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).