Fogo dominado no Parque Natural do Douro Internacional, junto a Poiares

| Norte
Porto Canal com Lusa

Freixo de Espada à Cinta, Bragança, 27 ago (Lusa) - O incêndio que deflagrou este sábado em Poiares, no Parque Natural do Douro Internacional, no distrito de Bragança foi dado como dominado, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil e confirmado pelos operacionais no terreno.

No teatro de Operações estão três meios aéreos que combatem pequenos focos e procedem a trabalhos de consolidação que estão a ser feitos com recurso a cinco máquinas de rasto.

O incêndio que deflagrou em Poiares, Freixo de Espada à Cinta, que causou "enormes prejuízos" em culturas como o amendoal, vinha e olival, está dominado, adiantou a Proteção Civil que está no terreno

"Os meios de combate vão permanecer no terreno para evitar possessíveis reacendimentos", precisou a fonte

Em declarações à agência Lusa, a presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, disse que os terrenos ardem devido a políticas restritivas praticadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que não autoriza o rompimento de caminhos e outras ligações para servirem as propriedades agrícolas e funcionarem como corta-fogos.

"O vento forte e a trovoada, aliados à orografia do terreno levaram a uma rápida propagação das chamas", referiu fonte dos bombeiros.

Ainda de acordo com informação prestada na página de internet da Proteção Civil, às 13.30, estão 150 operacionais, apoiados por 51 veículos e os meios aéreos empenhados na consolidação do incêndio de Poaires.

FYP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Empresários do Alto Minho congratulam-se com fim de portagens na A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

Circulação ferroviária interrompida entre Contumil e Rio Tinto devido a atropelamento

A circulação ferroviária encontra-se interrompida em ambos os sentidos na linha do Minho, na passagem de nível entre a Estação de Comboios de Contumil, no Porto, e Rio Tinto, em Gondomar, na sequência de um atropelamento ferroviário.

Jovem detido por atropelar intencionalmente duas pessoas em Braga

A Polícia Judiciária(PJ) deteve esta sexta-feira, um jovem de 23 anos, suspeito da prática de dois crimes de homicídios em Braga, informou a força policial em comunicado enviado às redações.