Fogos no Parque do Douro Internacional a evoluir favoravelmente, com Picote já dominado

Fogos no Parque do Douro Internacional a evoluir favoravelmente, com Picote já dominado
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que deflagrou este sábado em Picote, no concelho de Miranda do Douro, está dominado e o de Ligares, em Freixo de Espada à Cinta está a evoluir favoravelmente, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

Segundo a mesma fonte, os dois incêndios que lavram na área protegida do Parque Natural do Douro Internacional estão a provocar graves danos em culturas agrícolas e na vegetação autóctone na área protegida.

"No caso do incêndio de Picote a situação está dominada, havendo dois meios aéreos no terreno a consolidar pontos quentes", disse à Lusa fonte da Proteção Civil Municipal.

Este incêndio florestal, que começou em Espanha, galgou o rio Douro e alastrou-se ao concelho Miranda do Douro, distrito de Bragança, tendo chegado a isolar a localidade de Barrocal do Douro durante duas horas na noite sábado.

Segundo avançou à agência Lusa o presidente da câmara de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, Artur Nunes, o fogo começou em Espanha mas, por volta das 20:00, as chamas conseguiram "galgar" o rio Douro.

De acordo com a informação prestada na página de internet da Proteção Civil às 09:30 de hoje estavam no local 69 operacionais, apoiados por 16 veículos e dois meios aéreos.

Já o incêndio que deflagrou em Poiares, Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, que causou "enormes prejuízos" em culturas como o amendoal, vinha e olival, está em fase de consolidação, adiantou a Proteção Civil que está no terreno.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, disse que os terrenos ardem devido a políticas restritivas praticadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que não autoriza o rompimento de caminhos e outras ligações para servirem as propriedades agrícolas e funcionarem como corta-fogos.

No teatro de Operações estão três meios aéreos que combatem uma frente ativa e os trabalhos de consolidação estão a ser feitos com recurso a cinco máquinas de rasto.

"O vento forte e a trovoada, aliados à orografia do terreno levaram a uma rápida propagação das chamas", referiu a Proteção Civil municipal.

Ainda de acordo com informação prestada na página de internet da Proteção Civil, às 09:30, estão 160 operacionais, apoiados por 53 veículos e os meios aéreos empenhados no combate ao incêndio de Poaires, sendo, no momento, o maior incêndio florestal em todo o distrito de Bragança.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.