GNR detém suspeito de atear um dos grandes fogos de Oleiros

| País
Porto Canal com Lusa

Oleiros, Castelo Branco, 25 ago (Lusa) -- A GNR anunciou hoje ter detido, na quinta-feira, um homem suspeito de atear fogos na União de Freguesias do Estreito e Vilar Barroco, em Oleiros, distrito de Castelo Branco.

Este incêndio, que deflagrou às 00:53 de quinta-feira, na localidade de Poeiros, ainda não está dominado e estava a ser combatido, às 14:45, por 353 operacionais, 109 meios terrestres e dois meios aéreos.

O fogo juntou-se entretanto a um outro, que começou na quarta-feira, em Selada das Pedras, também no concelho de Oleiros, e que, por ainda não ter também dominado, exige o trabalho de 506 operacionais, 170 veículos e nove meios aéreos.

"O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial de Oleiros, identificou ontem, dia 24 de agosto, um indivíduo de 30 anos, suspeito de atear fogos na União de Freguesia do Estreito e Vilar Barroco - Oleiros. A identificação surgiu na sequência do alerta do piloto do helicóptero, que estava a atuar naquele local, alertando para o facto de o suspeito estar a arremessar palha seca para o material combustível existente em redor", explica a GNR em comunicado.

A Polícia Judiciária, diz também a GNR, foi já contactada.

Estes dois incêndios, de acordo com o presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, já consumiram 10.000 hectares de floresta.

SSS // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.