Frente do fogo de Oleiros que entrou em Castelo Branco perdeu força

| País
Porto Canal com Lusa

Castelo Branco, 25 ago (Lusa) -- A situação de fogo em Castelo Branco está mais calma do que durante a noite passada, disse hoje o presidente da Câmara, que viu o seu município ser invadido pelas chamas que têm destruído o concelho vizinho de Oleiros.

"A frente que aqui chegou continua ativa, mas a situação é mais calma. As chamas têm circundado as localidades de Grade, Vale Dona Maria, Pousafoles e Maxial, mas não houve retirada de população, nem danos materiais", disse à agência Lusa Luís Correia.

O concelho de Castelo Branco foi atingido pelas chamas dos dois incêndios que desde quarta-feira atingiram Oleiros.

Um destes fogos começou às 13:18 de quarta-feira, em Seladas das Pedras e às 10:30 era combatido por 505 operacionais, 165 meios terrestres e 13 meios aéreos.

A página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil dava conta que o outro incêndio de Oleiros, que começou às 00:54 de quinta-feira, exigia a intervenção de 356 operacionais, 110 meios terrestres e um meio aéreo.

O presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, disse hoje à Lusa que os incêndios já destruíram 10.000 hectares de floresta.

AMV/SSS // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.